Cultura de Sustentabilidade

Há mais de 15 anos trabalhando para construção de uma nova consciência e cultura, a Cultura de Sustentabilidade

Conceitos de Sustentabilidade

Deixe um comentário

“A Cultura de Sustentabilidade será a responsável pelo avanço necessário e desejado nas questões determinantes que desafia a sociedade deste século. Sem conhecimento, envolvimento, e ação (processo) a sustentabilidade não será uma realidade, e continuará sendo um desejo de consumo da humanidade.”

Sustentabilidade:

A sustentabilidade é entendida como princípios e diretrizes que contribuem para conquista de um modelo de vida em sociedade mais justo e equilibrado do homem com o meio (ambiental, econômico e social) .

A sustentabilidade compreende valores que desenham, aprovam e adotam estes princípios e diretrizes que construirão um novo modelo de vida em sociedade. Por isto, o pilar cultural (o mais novo fundamento da sustentabilidade ao lado dos tradicionais pilares já conhecidos: ambiental, social e econômico) é o fio condutor deste processo de construção e transformação social.

Cultura

Cultura, segundo Edward B. Tylor (antropólogo britânico) é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.  Mas é importante lembrar que em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura.

Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamento.

A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.

O ‘ambiente’ exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.

Cultura de Sustentabilidade

A Cultura de Sustentabilidade compreende a percepção, a compreensão, a motivação, e a adesão final que é a ação contínua e perene. A internalização de valores é um processo que começa com a percepção, desenvolve-se na compreensão, se incorpora com a prática e se pereniza com o hábito. É do individual para o coletivo. Passa se de pai para filho, de geração para geração pois é de interesse difuso e seu benefício é para um e para um bilhão.

Por isto, é necessário ações que levem informação, conceitos e valores a grande massa em temas distantes conceitualmente, mas próximos e interferentes da sua realidade, como o caso da sustentabilidade. Criar massa crítica, chamar atenção, despertar interesse, divulgar e motivar as pessoas para os valores da sustentabilidade é um grande desafio. Pode durar décadas, ou ser acelerado com a ajuda e participação das lideranças locais.

São Paulo, 22 de Janeiro de 2012

Marilena Lino de Almeida Lavorato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s